segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FRUTO E SEMENTE

FRUTO E SEMENTE
01. (FUVEST) O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos.
a) Para as plantas, a ocorrência de flores atrativas e frutos comestíveis têm algum significado adaptativo? Qual?
b) Dê duas vantagens que esses mecanismos trazem para os vegetais.

02. (UNICAMP) Frutos carnosos imaturos são na maioria verdes e duros. Durante o amadurecimento, ocorre a decomposição da clorofila e a síntese de outros pigmentos, resultando em uma coloração amarelada ou avermelhada. Com o amadurecimento também ocorre o amolecimento devido à degradação de componentes da parede celular e aumento nos níveis de açúcares.
a) Qual a vantagem adaptativa das modificações que ocorrem durante o amadurecimento dos frutos carnosos?
b) De que estrutura da flor se origina a porção carnosa de um fruto verdadeiro?
c) A maçã, apesar de carnosa, não é fruto verdadeiro. Explique de que estrutura ela se origina.

03. (UFPR) O fruto é resultante da hipertrofia de alguns componentes da flor após a fecundação. Explique como os elementos florais participam da formação do fruto e da semente.

04. (PUC-SP) Ao discutir com colegas a origem do fruto, um estudante afirmou: "O tomate é um fruto verdadeiro, enquanto o caju é um pseudofruto".
Você concorda com essa afirmação? Justifique a sua resposta.

05. (UFMG) Observe a figura:
a) Que estrutura da flor originou o tomate?
b) Cite uma vantagem evolutiva das plantas que possuem fruto?
c) Qual é o provável mecanismo de dispersão dos vegetais que possuem frutos coloridos, suculentos e nutritivos?
d) Qual é a estrutura indicada pela seta, no esquema, e qual é a sua função?

06. (UFG) Observe as figuras a seguir que ilustram os frutos de duas espécies de dicotiledôneas:
a) Qual a parte da flor que deu origem ao pseudofruto na Figura A e ao fruto na Figura B?
b) Explique como ocorre o processo de fecundação nesses vegetais, após a polinização.

07. (FUVEST) Sobre a reprodução dos vegetais, responda:
a) Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: óvulo, ovário, semente e fruto.
b) Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importância das sementes na adaptação das plantas ao ambiente terrestre?

08. (UNICAMP) As informações abaixo estão relacionadas a dois mecanismos importantes no ciclo de vida dos vegetais. Identifique o mecanismo em cada um dos casos.
I. As sementes de orquídeas flutuam no ar e são carregadas pelo vento.
II. A formação dos frutos de maracujá depende da presença de mamangavas.
III. Os pássaros comem os frutos da goiabeira, mas suas sementes não são digeridas e saem nas fezes. IV. O carrapicho se prende aos pêlos dos animais.
V. Os morcegos visitam as flores que se abrem à noite.

09. (FUVEST) A polinização é um evento essencial para a produção de frutos nas plantas. Em algumas espécies, no entanto, pode haver formação de frutos na ausência de polinização, se as flores forem pulverizadas com certos hormônios vegetais (auxina).
a) Que parte da flor é estimulada pelos hormônios a se desenvolver em fruto?
b) Qual é a diferença entre um fruto gerado pela aplicação de hormônios, sem que haja polinização, e um fruto resultante da polinização?

10.(UNIFESP) A banana que utilizamos na alimentação tem origem por partenocarpia, fenômeno em que os frutos são formados sem que tenha ocorrido fecundação. Existem, porém, bananas selvagens que se originam por fecundação cruzada.
a) Uma pessoa perceberia alguma diferença ao comer uma banana partenocárpica e uma banana originada por fecundação cruzada? Justifique.
b) Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente? Justifique.

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