segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FRUTO E SEMENTE

FRUTO E SEMENTE
01. (FUVEST) O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos.
a) Para as plantas, a ocorrência de flores atrativas e frutos comestíveis têm algum significado adaptativo? Qual?
b) Dê duas vantagens que esses mecanismos trazem para os vegetais.

02. (UNICAMP) Frutos carnosos imaturos são na maioria verdes e duros. Durante o amadurecimento, ocorre a decomposição da clorofila e a síntese de outros pigmentos, resultando em uma coloração amarelada ou avermelhada. Com o amadurecimento também ocorre o amolecimento devido à degradação de componentes da parede celular e aumento nos níveis de açúcares.
a) Qual a vantagem adaptativa das modificações que ocorrem durante o amadurecimento dos frutos carnosos?
b) De que estrutura da flor se origina a porção carnosa de um fruto verdadeiro?
c) A maçã, apesar de carnosa, não é fruto verdadeiro. Explique de que estrutura ela se origina.

03. (UFPR) O fruto é resultante da hipertrofia de alguns componentes da flor após a fecundação. Explique como os elementos florais participam da formação do fruto e da semente.

04. (PUC-SP) Ao discutir com colegas a origem do fruto, um estudante afirmou: "O tomate é um fruto verdadeiro, enquanto o caju é um pseudofruto".
Você concorda com essa afirmação? Justifique a sua resposta.

05. (UFMG) Observe a figura:
a) Que estrutura da flor originou o tomate?
b) Cite uma vantagem evolutiva das plantas que possuem fruto?
c) Qual é o provável mecanismo de dispersão dos vegetais que possuem frutos coloridos, suculentos e nutritivos?
d) Qual é a estrutura indicada pela seta, no esquema, e qual é a sua função?

06. (UFG) Observe as figuras a seguir que ilustram os frutos de duas espécies de dicotiledôneas:
a) Qual a parte da flor que deu origem ao pseudofruto na Figura A e ao fruto na Figura B?
b) Explique como ocorre o processo de fecundação nesses vegetais, após a polinização.

07. (FUVEST) Sobre a reprodução dos vegetais, responda:
a) Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: óvulo, ovário, semente e fruto.
b) Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importância das sementes na adaptação das plantas ao ambiente terrestre?

08. (UNICAMP) As informações abaixo estão relacionadas a dois mecanismos importantes no ciclo de vida dos vegetais. Identifique o mecanismo em cada um dos casos.
I. As sementes de orquídeas flutuam no ar e são carregadas pelo vento.
II. A formação dos frutos de maracujá depende da presença de mamangavas.
III. Os pássaros comem os frutos da goiabeira, mas suas sementes não são digeridas e saem nas fezes. IV. O carrapicho se prende aos pêlos dos animais.
V. Os morcegos visitam as flores que se abrem à noite.

09. (FUVEST) A polinização é um evento essencial para a produção de frutos nas plantas. Em algumas espécies, no entanto, pode haver formação de frutos na ausência de polinização, se as flores forem pulverizadas com certos hormônios vegetais (auxina).
a) Que parte da flor é estimulada pelos hormônios a se desenvolver em fruto?
b) Qual é a diferença entre um fruto gerado pela aplicação de hormônios, sem que haja polinização, e um fruto resultante da polinização?

10.(UNIFESP) A banana que utilizamos na alimentação tem origem por partenocarpia, fenômeno em que os frutos são formados sem que tenha ocorrido fecundação. Existem, porém, bananas selvagens que se originam por fecundação cruzada.
a) Uma pessoa perceberia alguma diferença ao comer uma banana partenocárpica e uma banana originada por fecundação cruzada? Justifique.
b) Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente? Justifique.

EVOÇUÇÃO E EVIDENCIAS DA EVOLUÇÃO

1. (UECE) Constitui-se de fatos que, biologicamente, são conhecidos como evidências da evolução:
a) a segunda lei de Mendel.
b) a embriologia comparada.
c) a lei do uso e do desuso de Lamarck.
d) a primeira lei de Mendel.

2. (UC-PR) A mão humana e a pata anterior do cavalo, do ponto de vista embriológico e funcional, são estruturas anatômicas:
a) filogeneticamente distintas.
b) homoplásticas.
c) convergentes.
d) análogas.
e) homólogas.

3. (FATEC-SP) Os estudos de processos de evolução dos seres vivos revelaram a existência de estruturas homólogas e análogas. Assinale a alternativa correta sobre essas estruturas:
a) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções diferentes, mas as mesmas origens.
b) Duas ou mais estruturas são consideradas análogas quando apresentam origens e funções diferentes.
c) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções íguais, mas origens diferentes.
d) Duas ou mais estruturas são consideradas análogas quando apresentam funções e origens iguais.
e) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções e origens iguais.

4. (UFES) Com relação à evolução, observe as afirmativas abaixo:
I- Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente.
II- A explicação mais lógica para as semelhanças estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes é que eles descendem de um mesmo ancestral.
III- A semelhança entre as proteínas de diferentes seres vivos pode ser explicada admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum.
IV- A teoria que admite que as espécies não se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo.
Assinale:
a) se apenas I, II e III estiverem corretas.
b) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
c) se apenas I, IIl e IV estiverem corretas.
d) se todas estiverem corretas;
e) se todas estiverem incorretas.

5. (UNICAMP) Com respeito aos termos homologia e analogia não podemos afirmar que:
a) as asas da aves são análogas e homólogas às asas dos morcegos.
b) chamam-se órgãos análogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, desempenham a mesma função.
c) chamam-se órgãos homólogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, têm a mesma origem embrionária.
d) as nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados quadrúpedes e os membros superiores do homem são órgãos homólogos.
e) as asas dos morcegos, as asas das aves e as asas dos insetos são órgãos homólogos.

6. (UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em:
a) convergência adaptativa.
b) isolamento reprodutivo.
c) irradiação adaptativa.
d) isolamento geográfco.
e) alopatria.

7. Os geneticistas conseguiram extrair o DNA de partes de osso que não estavam fossilizadas de um homem de Neanderthal, morto há mais de 30 mil anos. Comparando este DNA com o de um homem moderno eles concluiram que nós não somos descendentes do Neanderthal e sim que ele é um parente próximo; ou seja, temos um ascendente em comum. Isso é um tipo de prova
a) anatômica
b) comparativa
c) paleontológica
d) embriológica
e) bioquímica

8. Com referência à analogia que se verifica entre certas estruturas orgânicas, como, por exemplo, a asa de um inseto e a de uma ave, podemos afirmar que essa analogia:
a) indica claramente relações evolutivas entre os dois seres, conseqüentes de adaptações às mesmas condições ambientais.
b) indica relações evolutivas, porém não resultantes de influência ambiental
c) não indica relações evolutivas entre dois seres, nem é resultante de condições ambientais semelhantes.
d) não indica relações evolutivas; são estruturas que evoluíram independentemente e resultaram de adaptações funcionais às mesmas condições ambientais.
e) indica relações evolutivas, conseqüentes de um mesmo conteúdo gênico.

9. (Cesgranrio) Quanto aos órgãos análogos, podemos afirmar que:
a) podem ser exemplificados pelas nadadeiras peitorais da baleia e pelo braço humano, apesar do seu aspecto diverso.
b) são perfeitamente exemplificados pelas asas da borboleta e pelas do passarinho.
c) são uma prova bioquímica da evolução.
d) são uma prova embriológica da evolução.
e) possuem a mesma formação embriológica.

10. (Unirio) O braço humano, a asa de uma ave, a nadadeira de uma baleia são estruturas encontradas em animais de espécies diferentes, mostrando aspectos diversos e funções distintas. Podemos afirmar que os órgãos em questão:
a) são homólogos, possuem a mesma origem embrionária e encerram a mesma anatomia interna.
b) são homólogos, possuem a mesma origem embrionária e encerram anatomia interna distinta.
c) são homólogos, possuem origem embrionária distinta e encerram a mesma anatomia interna.
d) são análogos, possuem a mesma origem embrionária e encerram anatomia interna distinta.
e) são análogos, possuem origem embrionária distinta e encerram a mesma anatomia interna.