terça-feira, 5 de abril de 2011

REVISÃO CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS E REINOS

BIOLOGIA
A Biologia estuda tudo que se relaciona ao fenômeno vida.

Características dos seres vivos
- Composição química;
- Organização celular: os vírus são acelulares;
- Metabolismo: anabolismo e catabolismo;
- Reprodução;
- Crescimento;
- Hereditariedade;
- Evolução;
- Reação;
- Regulação: homesostasia;
- Movimento.

Classificação dos Seres Vivos
Uma das classificações ainda muito cobrada em provas como os vestibulares foi proposta por Whittaker em 1969. Evidentemente que com o desenvolvimento da biologia e com os estudos filogenéticos as tabelas de classificação estão em processo constante de modernização e ajuste. Segundo Whittaker, os seres vivos foram agrupados em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

a) Reino Monera
Procariontes, unicelulares, sem plastos e sem mitocôndrias, autótrofos (realizam fotossíntese ou quimiossíntese) ou heterotrófos, com aproximadamente 10 mil espécies descritas. São as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

b) Reino Protista
Eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos (fazem fotossíntese), com plastos, ou heterótrofos. São as algas e os protozoários. Com 42 mil espécies.

c) Reino Fungi
Eucariontes, unicelulares ou pluricelulares (maioria), apenas heterotrófos por absorção, sem cloroplastos, sem celulose, sem amido. Compreende os fungos. Conta com 60 mil espécies.

d) Reino Plantae (Metaphyta)
Eucariontes, pluricelulares e autótrofos. Apresentam células com parede de celulose, cloroplastos com clorofilas, logo, fotossintetizantes. São as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Com 290 mil espécies.

e) Reino Animalia (Metazoa)
Eucariontes, pluricelulares, heterotrófos por ingestão. Todos os animais, das esponjas até o homem. Com cerca de um milhão, cento e oitenta mil espécies descritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário