terça-feira, 5 de abril de 2011

REVISÃO EVOLUÇÃO E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

4. EVOLUÇÃO

Evidências
- Paleontológicas (estudo dos fósseis): Restos ou vestígios de seres que viveram numa passado distante; estudos em rochas sedimentares; gelo também preserva; datação feita pela meia vida de elementos radioativos, carbono 14 e urânio 238; importância: identifica modificações das espécies, extinção de outras, aumento da diversidade, transição entre grupos.
- Anatomia comparada.
- Órgãos análogos: Mesma função e diferentes origens embrionárias; formados por um processo de evolução convergente ou convergência evolutiva.
- Órgãos homólogos: Mesma origem embrionária e diferentes funções; formados por um processo de irradiação adaptativa ou divergência evolutiva.
- Órgãos vestigiais: Sem função e hipotrofiados em alguns; com função e hipertrofiados em outros; órgão vestigiais no homem: apêndice vermiforme, prega semilunar e cóccix.
- Embriologia comparada.
- Bioquímica comparada: Comparação do DNA e de proteínas.

Teorias da evolução
- Fixismo: Idéia dominante até metade do século XIX – as espécies são imutáveis.
- Lamarckismo (Jean-Baptiste Lamarck - 1744-1829): Adota duas leis como base:
a) Lei do uso e desuso (estrutura em uso desenvolve; em desuso, atrofia);
b) Lei da transmissão dos caracteres adquiridos (características adquiridas pelo uso e desuso se tornam hereditárias).
Crítica: A primeira lei é parcialmente correta; a segunda lei não é verdadeira.
- Darwinismo (Charles Darwin - 1809-1882): Teoria da evolução pela seleção natural; principal fator evolutivo: seleção natural que age sobre a variabilidade naturalmente existente entre os membros de uma mesma espécie.
Alguns dados:
a) 1831: Viagem de Darwin no navio H.S.S. Beagle – duração cinco anos; função de Darwin – levantamento das espécies animais e vegetais.
b) Influências sobre Darwin: Alexandr Humboldt (1767-1835), Charles Lyell (1797-1875), Thomas R. Malthus (1766-1834) – “a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimento em progressão aritmética”.
c) Publicou um resumo de suas idéias com o trabalho de Wallace, em 1º de Julho de 1858.
d) 1859 – publicou “A Origem das Espécies”.
- Mutacionismo (Hugo de Vries): A mutação é o principal fator evolutivo e não a seleção natural.
Critica: A mutação é a fonte de novos genes e representa um dos fatores evolutivos, não o único.

Teoria sintética da evolução - Neodarwinismo
Consiste na atual teoria da evolução (1940) e reúne elementos darwinistas aos modernos conhecimentos da biologia. Faz a análise da espécie e, particularmente, dentro dela, das populações.
- Fatores que determinam a variabilidade genética de uma população: mutação (única fonte de novos genes das populações) e recombinação genética (possibilita novas combinações dos genes já existentes).
- Fatores que direcionam a evolução: seleção natural, migrações e deriva genética.
- Seleção natural: Pressão exercida pelo meio e que seleciona os mais aptos para aquele momento e aquele ambiente, estes com maiores chances de sobrevivência e de reprodução. A seleção tende a eliminar os extremos numa população em equilíbrio, diminuindo a variabilidade genética.
- Migrações: As imigrações trazem novos genes; as emigrações alteram a freqüência gênica da população.
- Oscilação genética (deriva genética): Quando uma pequena fração, representativa ou não, da população original (por exemplo, em virtude de incêndios florestais, enchentes, terremotos) forma uma nova população.
- Princípio do fundador: É exemplo de deriva genética. Um pequeno grupo de uma população migra e forma uma nova população. Os genes podem ou não ser representativos da população original. A nova população tende à uma uniformidade de genótipos e de fenótipos. Portanto, com pouca variabilidade genética. A variabilidade virá com o tempo e na dependência das mutações. Este fenômeno representa a principal forma de dispersão tanto de animais como de plantas.
- Espécie: "Espécies são grupos de populações naturais que se intercruzam ou potencialmente se intercruzam, estando isolados reprodutivamente de outros grupos”.
- População: Conjunto de indivíduos de uma determinada espécie que convive numa certa área e ao mesmo tempo.

Formação de novas espécies
- Anagênese: Lenta modificação das populações.
- Cladogênese: Novas espécies são formadas por irradiação adaptativa a partir de um ancestral comum.
Etapas: isolamento geográfico, diversificação gênica e isolamento reprodutivo.

Tipos de isolamento reprodutivo:
- Pré-zigóticos (antes da fecundação): geográficos, estacionais, etológicos, mecânicos, ecológico.
- Pós-zigóticos (após a fecundação, afetam os híbridos): inviabilidade do híbrido, esterelidade do híbrido, deterioração do híbrido, mortalidade gamética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário